sexta-feira, 30 de abril de 2010

“Cooperativa de Reciclagem” SILVINHO BRANDÃO, MORADORES E PREFEITO DISCUTEM IMPLANTAÇÃO DE COOPERATIVA NA CACHOEIRA DOS MACACOS

No último dia 22 de abril do corrente ano, estiveram presentes na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Ubatuba, moradores do bairro Cachoeira dos Macacos, a líder comunitária do bairro a Srª. Vera, mais conhecida como “Vera verão”, o Dr. José Nélio de Carvalho, Claudinei Salgado, secretário de Cidadania e Defesa Social, o prefeito Eduardo César, e o vereador Silvinho Brandão junto com sua assessoria, escolhidos pelos moradores para representá-los e interceder pelo bairro junto aos órgãos competentes. Na ocasião foram discutidos vários assuntos sobre o bairro, principalmente no que tange à implantação de uma Cooperativa de Reciclagem, atendendo o projeto de sustentabilidade que já é meta na administração municipal. A líder comunitária “Vera verão” entregou nas mãos do prefeito o projeto da cooperativa de reciclagem na tentativa de ter o incentivo necessário e ajuda do prefeito com equipamentos para a implantação da cooperativa no bairro da Cachoeira dos Macacos e para isso estava aguardando a liberação da Secretaria de Meio Ambiente, pois a área que seria o mais difícil e de maior relevância, já existe para o desenvolvimento da mesma. Eduardo César hoje atual presidente do Codivap - Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba e Litoral Norte, fez perguntas sobre o projeto e indagou quais seriam as reais necessidades para a implantação da cooperativa de reciclagem. Silvinho Brandão, explanou sobre sua Lei que cria a política de incentivo ao sistema de cooperativismo, acreditando que o cooperativismo seja um dos caminhos para o desenvolvimento municipal, pois é um sistema justo de distribuição e renda, e é uma das coisas que a gente mais precisa na cidade. Segundo dados da Organização das Cooperativas Brasileiras apontam que apenas 4% da população dependem direta ou indiretamente desse tipo de trabalho e em países desenvolvidos, como o Canadá, este número é de pelo menos 50%. No Estado de São Paulo, há 969 cooperativas, das quais 68 estão no Vale do Paraíba.
“Vera Verão” acreditando nesta idéia de trabalho, vem agradecer o vereador Silvinho Brandão e sua equipe pela sua lealdade, profissionalismo e desprendimento, pois quando ela o procurou o vereador para expor sua idéia do projeto ele e sua equipe colocaram o gabinete a disposição e ainda apresentou a senhora Rita Santos consultora técnica da Ocesp (Organização de Cooperativa do Estado de São Paulo) a qual vem acompanhando o projeto desde o inicio dando consultoria, também agradece o Sr. Claudinei Salgado no que se refere a regularização da área onde existem moradias que estão em faixa de risco eminente, o qual se propôs até o fim deste apresentar soluções para regularização da área. Silvinho aproveita para agradecer ao prefeito Eduardo César que tem atendido as solicitações deste vereador no que se refere ao bairro da Cachoeira dos Macacos, através de seus secretários, também parabeniza o trabalho da líder comunitária “Vera Verão” que muito bem tem representado os moradores, trazendo às reivindicações necessárias para melhorar a qualidade de vida dos moradores da localidade.