quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Silvinho Brandão diz: Sala de Aula é lugar para Professor!







Depois de ampla discussão com PDI’s - Professores de Desenvolvimento Infantil e Eventuais, que seriam futuros ADI’s – Auxiliares de Desenvolvimento Infantil e demais interessados na área de educação de nosso município, Silvinho entendeu a necessidade de equiparação e fez uma emenda ao Projeto Lei 142/11. Mensagem n.º 053/2011 do Executivo, apresentada na 40º sessão ordinária desta semana a qual suprimiu 216 cargos de Auxiliares de Desenvolvimento Infantil e acrescentou 216 vagas de Professores de Desenvolvimento Infantil no Art. 1º no quadro dos cargos criados pela referente lei e fixado no anexo I, totalizando o número de 278 cargos de Professor de Desenvolvimento Infantil, uma vez que a própria lei já criava 62 cargos de PDI.
Tal medida foi tomada, mediante informações obtidas nas reuniões realizadas durante as reuniões, que diziam o seguinte: Há alguns anos atrás existiam as ASIS – Auxiliares de Serviços Infantis, e a Secretaria de Educação em reuniões solicitou que àquelas que tivessem interesse de ficar em salas de aula que fizessem o curso de Pedagogia, pois seria uma exigência da LDB – Lei de Diretrizes e Bases e que só trabalhariam nas creches e EMEI pessoas qualificadas com o curso de Pedagogia, inclusive os Eventuais.
A partir daí não foram poucas as pessoas que procuraram fazer o curso de pedagogia, muitos já se formaram, outros até já fizeram pós-graduação e outros também estão concluindo, ou seja, muitos fizeram investimentos nesta área aguardando por esta oportunidade de concurso, e agora que apareceu, estão querendo colocar “ADI”, “Auxiliares” com exigência de nível médio.
Para resolver estes impasses Silvinho fez a emenda, pois não acha justo as pessoas se qualificarem para assumir responsabilidades e depois ficarem frustradas, até porque essas “auxiliares” dentro de sala de aula exercem as mesmas funções do professor, cumprem a mesma carga horária, e participam dos HTPC - Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo, que seria uma troca de experiências entre coordenadoras e professores, aliando a teoria à prática, onde encontram soluções criativas e efetivas para o dia-a-dia de seu trabalho.
Em suas palavras no momento de discussão do projeto, Silvinho fez tais explicações e seus colegas entenderam e, além de elogiá-lo pela apresentação da propositura obteve a votação unânime da emenda.
Silvinho Brandão e os diversos profissionais da educação que o procuraram ficaram felizes com o desfecho, e aguardam a sansão do projeto com as emendas pelo prefeito. Silvinho disse ainda que essa é a função do legislativo, mediar interesses entre cidadãos ou profissionais seja em qual área for, buscando o bem comum, além disso quem ganha são nossas crianças, pois o professor de desenvolvimento infantil exerce um papel fundamental, não somente na aquisição do conhecimento por parte dos alunos mas, principalmente, no despertar das crianças para o gosto pelo aprender que acompanhará cada uma delas por toda uma vida. Por isso que Silvinho disse: “sala de aula é lugar para professor”.
Silvinho Brandão e Equipe.