quinta-feira, 2 de junho de 2011

Silvinho Brandão e o Cooperativismo

Após inúmeras reuniões tanto no município como em outras cidades, sendo várias na Capital Paulista, o vereador Silvinho Brandão desde 2009 apóia, busca informações e parcerias sobre o cooperativismo sendo nosso maior parceiro a OCESP - Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo. Silvinho foi o autor de um projeto que foi aprovado por unanimidade, projeto este que visa instituir a Política Municipal de Apoio ao Cooperativismo compreendendo o conjunto de atividades exercidas pelo Poder Público e pela iniciativa privada e que venha a beneficiar direta e indiretamente o setor cooperativista na promoção do desenvolvimento social, econômico e cultural, desde que reconhecido seu interesse público. Nesta semana esteve em seu gabinete a Sra. Rita Santos, Consultora Técnica Regional Leste da SESCOOP/SP - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo, na qual solicitou o apoio do mesmo para que no dia 30/05, disponibilizasse o plenário da Casa de Leis para uma palestra com o tema: “Cooperativismo ao Alcance de Todos”, a ser realizada pela SESCOOP/SP; Silvinho formalizou o pedido junto a secretaria da Câmara e providenciou toda a estrutura necessária para que a palestra aconteça, pois acredita que o cooperativismo seja um dos caminhos para o desenvolvimento municipal, pois é um sistema justo de distribuição e renda.
Silvinho que já participou de FRENCOOP’s em São José dos Campos que reuniu representantes de 42 cidades paulistas discutindo a necessidade de aumentar o apoio aos cooperados que segundo dados da Organização das Cooperativas Brasileiras apontam que apenas 4% da população dependem direta ou indiretamente desse tipo de trabalho. Em países desenvolvidos, como o Canadá, este número é de pelo menos 50%. No estado de São Paulo, há 969 cooperativas, das quais 68 estão no Vale do Paraíba, participou também na cidade de Ilha Bela da criação oficial da Frente Parlamentar do Litoral. Silvinho aproveita para convidar a todos que se interessam pelo tema “Cooperativismo” que participem desta palestra que acontecerá no dia 30 de maio do corrente ano as 15:00h no plenário da Câmara Municipal.

SILVINHO BRANDÃO OFICIA GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN “Buscando soluções para desassoreamento de rios em Ubatuba”

Silvinho Brandão preocupado com as constantes enchentes que tem assolado nosso município, enchentes estas que trazem grandes prejuízos a dezenas de famílias, não só materiais, mas psicológicos, pois muitos perdem tudo, e quando chove um pouco mais forte os mesmos nem descansam com medo de novos prejuízos, e ficam muitas vezes de olho nos rios para ver se o nível dos mesmos estão subindo, e quando da tempo erguer seus pertences. Silvinho oficiou no dia 28 de abril do corrente ano, o governador do Estado de São Paulo, o Sr. Geraldo Alckmin para que agende um dia para atender os vereadores desta cidade onde tratarão pessoalmente sobre o assunto de desassoreamento de rios. O vereador salienta que já é de conhecimento do governador, pois no ano de 2005, o mesmo veio de van pela Rodovia Oswaldo Cruz, SP-55 e vistoriou alguns locais alagados, inclusive o bairro da Ressaca, onde na ocasião a ponte havia caído, também foi ao Parque Guarani e no bairro da Vila Nova Sumaré.
Silvinho nesta época ainda prestava serviço no Executivo municipal, mas acompanhava o sofrimento desta parcela da população; e em maio de 2009, meses após assumir seu mandato, fez um requerimento solicitando ao DAEE – Departamento de Água e Energia Elétrica que fosse feito o desassoreamento do Rio Tavares em toda sua extensão, e que fosse dada uma atenção especial na parte que faz fundos com a Vila Nova Sumaré, uma vez que os mesmos sofrem constantemente com enchentes, sendo a última ocorrida no domingo dia 24/04/2011. Foram feitos diversos documentos neste sentido, mas infelizmente fomos informados através do ofício 103/09 da CETESB de outubro de 2009, assinado pelo Biólogo João Carlos Carvalho Milanelli, que por falta de apresentação de fundamentação técnica, de planta planialtimétrica ou croqui entre outros documentos, foi arquivado o processo.
Silvinho buscou novas informações e descobriu que o DAEE por meio de suas Diretorias de Bacia, desenvolve ações em apoio aos municípios para intervenções ligadas aos recursos hídricos, dentre elas o controle e o combate às enchentes, prestando assessoria técnica em estudos e projetos, repassando recursos financeiros por meio de convênios para obras de infra-estrutura e cedendo máquinas pesadas para execução de obras e serviços de desassoreamento, canalização, retificação e proteção de margens, em parcerias. E para isso Silvinho espera conseguir uma parceria com o Estado, por isso solicitou ao nobre governador que o atenda com toda brevidade, e se possível com os demais vereadores, pois neste momento temos que nos unir em busca de soluções para este problema que tem assolado estas dezenas de famílias. “Não descansaremos enquanto não conseguirmos trazer estas benfeitorias aos nossos munícipes”.

Silvinho Brandão e Equipe.

Silvinho Brandão Participa da Abertura do Circuito Mata Atlântica de Trekking

Na quarta feira dia 20/04 o Vereador Silvinho Brandão esteve presente no Coquetel de Lançamento do Circuito Mata Atlântica de Trekking de Regularidade, realizado na Pizzaria Bucaneiros.
O Trekking de Regularidade, ou enduro a pé, teve origem no enduro de carros, a competição é realizada com equipes de 3 a 6 integrantes e o objetivo é percorrer trilhas pré-determinadas pela organização.
As equipes calculam a distância e o tempo para o cumprimento do percurso, através de mapa de navegação. Vence a competição a equipe mais REGULAR na passagem pelos postos de controle ao longo do caminho.
As competições acontecem em várias regiões e conta com um calendário anual
as provas são montadas em trilhas já existentes, totalmente medidas com equipamento de aferição de metragem (trena simples ou de roda). Normalmente o percurso começa e termina no mesmo ponto, caracterizando um circuito.
O Vereador Silvinho Brandão preocupado com a sazonalidade da região (baixa temporada) e sabendo que o Trekking de Regularidade e o esporte em meio a natureza que mais cresce no Brasil e que pode trazer dividendos para o município em baixa temporada, e que essa atividade visa alavancar a atividade de ecoturismo aumentando o desenvolvimento socioeconômico na nossa cidade e ajudando na preservação do meio ambiente e de suas comunidades tradicionais o Vereador Silvinho Brandão que já trabalhou na Secretaria de Turismo de Ubatuba conhece bem o problemas da baixa temporada na cidade, vem desenvolvendo parceria com instituições e com atividades que possam alavancar a atividades turística no nosso município.
As inscrições para o Trekking de regularidade pode ser feitas no site www.tonatrilhaturismo.com