sexta-feira, 16 de abril de 2010

Silvinho Brandão e representante do Executivo discutem melhorias para o Jardim Ubatuba II

O vereador Silvinho Brandão esteve no bairro do Jardim Ubatuba II, com parte de sua assessoria, junto com o Sr. Tanaka, representando o Secretário de Obras Sr. José Roberto Campos Monteiro Júnior e a Dona Irandi, presidente da A.M.J.U. II, a qual reforçou algumas reivindicações e melhorias que segundo os moradores seriam prioridades do bairro, de serviços que foram começados e ainda não tinham sido concluídos. O Sr. Tanaka informou que a Secretaria de Obras vai começar a enviar os materiais solicitados a partir da segunda quinzena de março, pois está quase concluído o processo de licitação dos materiais, e que de imediato vai solicitar melhorias para o bairro, como corte de mato, limpeza e capina, cascalhamento e nivelamento das ruas. Silvinho agradeceu de antemão o Sr. Tanaka, como também elogiou o empenho e dedicação do novo secretário de obras, Júnior que já tem atendido algumas de suas solicitações, dizendo ainda que desde que assumiu seu mandato foi convidado a representar o bairro do Jardim Ubatuba II, e deste então tem feito proposituras e encaminhado aos órgãos competentes intercedendo pelos moradores e também tem levado ao conhecimento do Sr. Prefeito Eduardo César os anseios da população. Silvinho ressaltou ainda o empenho do Prefeito no referido bairro, pois o mesmo conhece bem o histórico da luta desses moradores, e sabem que os mesmos não ficam apenas esperando que a prefeitura faça tudo, os mesmos organizam mutirões e em parceria fazem as melhorias acontecerem no bairro. Silvinho como sempre, tem colocado seu gabinete e seus assessores a disposição para o que for preciso, estreitando o laço entre Associação e Prefeitura.

Silvinho Brandão mais uma vez é convidado a participar de projeto com crianças, desta vez foi a Escola Semírames do Saco da Ribeira com o “Projeto de

No dia 9, sexta-feira passada, o vereador Silvinho Brandão foi convidado a participar de entrevista com 26 alunos da 4ª Série do período da manhã, e 36 alunos da 2ª Série do período da tarde da Escola Municipal Semírames Prado de Oliveira do bairro do Saco da Ribeira, que foram acompanhados da diretora Regina Flora, a coordenadora Marli e as professoras Marta e Vera Lúcia que participam do “Projeto de Ética Urbana”, projeto que envolve os pais dos alunos e moradores do Saco da Ribeira. Silvinho recebeu os mesmos no Plenário da Câmara Municipal, onde são realizadas as sessões. Silvinho começou sua conversa fazendo sua apresentação e de seus assessores salientando às crianças a importância do trabalho em equipe, onde todos unidos precisam andar na mesma direção, com o mesmo propósito, pois acabamos nos tornando uma família, com seus erros e acertos, mas unidos na tentativa de tornar nossa cidade um lugar melhor para se viver. Silvinho de maneira descontraída e com um linguajar de fácil entendimento explicou como é o funcionamento dos três poderes constituídos, Legislativo, Executivo e Judiciário e logo após respondeu diversas perguntas às crianças, entre elas: Se o senhor fosse prefeito, qual seria a primeira coisa que o Sr. faria? Como funciona as sessões de Câmara? O que significa os símbolos do Brasão do município? Entre outras. Silvinho e seus assessores responderam a todas as perguntas, inclusive fazendo um simulado de sessão com as crianças, onde as mesmas puderam sentar nas cadeiras dos vereadores, discutir um projeto até sua aprovação, tudo de uma forma que as crianças puderam entender o funcionamento. Silvinho aproveitou uma pergunta sobre seu trabalho e projetos, e mostrou uma pasta com recortes de jornais onde apresentou várias matérias de projetos e serviços executados e pode perceber em cada criança o quão importante estava sendo para eles aqueles momentos de atenção. Silvinho agradeceu a presença de todos pela oportunidade que essas duas classes de crianças lhe proporcionou, e pelos alunos terem escolhido este vereador para fazer parte deste Projeto de Ética Urbana, e ficou contente por seus professores estarem preparando desde já essas crianças com noções de cidadania para que num futuro bem próximo, possamos ter uma Ubatuba melhor para todos.

SILVINHO BRANDÃO E PREFEITURA ATENDEM REIVINDICAÇÕES DE MORADORES DO CENTRO


O vereador Silvinho Brandão e moradores do Centro estão satisfeitos com o atendimento de suas reivindicações junto à Secretaria de Obras, solicitações estas feitas através de indicação e ofícios sendo o último deles o de nº. 29/10 de fevereiro, o qual teve a finalidade de deixar o novo secretário de obras o Sr. Júnior a par desta solicitação, uma vez que segundo funcionários da secretaria, este problema já era bem conhecido. Silvinho e os moradores pleiteiam já algum tempo estes serviços de alargamento e desassoreamento da galeria de águas pluviais, que se encontrava assoreada no final da Rua Hans Staden ao lado do aeroporto, motivo dos freqüentes alagamentos no cruzamento com a Rua Liberdade. “Gostaria de agradecer mais uma vez o empenho do atual secretario de obras, que prontamente está atendendo todas as reivindicações deste vereador, e parabenizar o morador Xavier, por ter acreditado em nosso trabalho, e acreditar que ações que são feitas com planejamento entre o legislativo e executivo possibilitam uma maior rapidez na realização das mesmas; agradeço também a equipe de trabalho que realizou a limpeza. Nosso muito obrigado!” Silvinho enfatiza ainda que a sintonia entre Câmara e Prefeitura, principalmente com a secretaria de obras que realiza grande parte das obras emergenciais, acaba se tornando eficaz no atendimento do vereador, principalmente em se tratando de proporcionar boa saúde e qualidade de vida à população e seus freqüentadores. Outro aspecto importante a ser destacado é a participação da população, levando reivindicações, para a realização de vários serviços de responsabilidade do executivo, e principalmente quando o munícipe é atendido de forma rápida e eficiente, como é o caso, pois na verdade o morador é quem sabe das reais necessidades.

Silvinho Brandão.

SILVINHO BRANDÃO E PREFEITURA ATENDEM REIVINDICAÇÕES DE MORADORES DA CACHOEIRA DOS MACACOS

O vereador Silvinho Brandão e moradores da Cachoeira dos Macacos estão satisfeitos com o atendimento de suas reivindicações junto ao Executivo. Silvinho desde seu primeiro ano de mandato fez várias reivindicações ao executivo solicitando operação taba buraco na via principal de acesso ao bairro, como também limpeza e capina nas laterais da rua, pois o mesmo encontrava-se com muito mato e lixo. A sintonia entre Câmara, Prefeitura juntamente com Associações de bairros acaba se tornando eficaz na rapidez do atendimento do vereador, principalmente quando se trata de proporcionar boa saúde e qualidade de vida à população. No caso da Cachoeira dos Macacos, a Srª. Vera, mais conhecida como “Vera verão” representante do bairro, tem participação ativa na representatividade da população trazendo as solicitações que são transformadas em proposituras e enviadas aos órgãos responsáveis, neste caso à Secretaria de Obras, que tem realizado um excelente trabalho sob a administração do secretário de obras Júnior, secretário este que tem representado muito bem o Executivo nesta área, e que na medida do possível tem atendido as reivindicações deste vereador; agradeço também a equipe de trabalho que realizou a limpeza, homens estes que não medem esforços independente das intempéries da natureza tem cumprido seu papel. Nosso muito obrigado!
Silvinho Brandão.

SILVINHO BRANDÃO E EXECUTIVO “AGORA FOI A VEZ DOS BAIRROS DA USINA VELHA E PEDREIRA ALTA”

Silvinho Brandão desde que começou a exercer seu mandato de vereador foi convidado por vários moradores do bairro da Pedreira Alta para interceder junto ao Executivo por melhorias no bairro, entre eles o Sr. Boneco e Russo; e graças ao bom entrosamento que Silvinho tem com o prefeito Eduardo Cesar e vários secretários tem conseguido atender as expectativas dos moradores. “Sabemos que a demanda dos bairros tem aumentado gradativamente e não tem sido fácil para que a prefeitura consiga atender a todos ao mesmo tempo, mas tem feito o possível para atender os serviços de caráter essencial e de urgência.” Silvinho enfatiza sobre este assunto, pois tem visto o desdobramento do secretário de obras Júnior e seu empenho para atender as proposituras deste vereador. Esta semana que passou conseguimos atender os pedidos de limpeza do bairro, tais como: corte de mato e capina, principalmente em volta da capela, como também no campo de futebol que tem sido um local de convívio social, e nele são realizados treinos para criançada, torneios de futebol e vôlei das mulheres. Já no bairro da Usina Velha foram executados serviços de limpeza geral no bairro, corte de mato e capina, pedidos estes feitos por moradores da localidade desde dezembro de 2009. Silvinho tem feito proposituras fazendo tais solicitações. Quero em nome dos moradores do bairro da Pedreira Alta e da Usina Velha agradecer ao Prefeito, que através da Secretaria de Obras está tornando possível a realização de tais pedidos. Silvinho visita diversos bairros e têm se colocando à disposição das associações para trabalhar em busca de soluções, desde as mais simples até as mais complexas, procurando assim atender da melhor forma possível os cidadãos de nossa cidade. “ O trabalho com associações, atende os anseios da coletividade, pois são eles que conhecem de perto os problemas, que para os de fora, pode ser até insignificante, mas para os moradores da localidade de muita importância, a nossa intenção é melhorar a qualidade de vida de nossos munícipes”.
Silvinho Brandão

O VEREADOR SILVINHO AGRADECE AO DNIT PELO ATENDIMENTO DE REIVINDICAÇÕES NA BR-101

Depois de entendimentos mantidos com o engenheiro Cláudio do DNIT - Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes que é responsável pela qualidade e conservação da malha viária de nosso País, proporcionando conforto, segurança e qualidade de vida para seus usuários, juntamente com o Inspetor Felício, Inspetor De Amorim da Polícia Rodoviária Federal e moradores da Pedreira, o vereador Silvinho Brandão vem a público agradecer mais uma vez ao DNIT, pois todas as reivindicações feitas pelos moradores do bairro da Pedreira, inclusive o requerimento 228/09 que solicitava o corte do mato nas laterais da Rodovia Governador Mário Covas - BR 101 e poda dos galhos das árvores para melhorar a visibilidade durante o dia, como também ampliar a luminosidade durante a noite maximizando a eficiência das luminárias no intuito de prevenir novos acidentes, já foram atendidas. Silvinho esteve com parte de sua assessoria vistoriando o serviço executado na BR-101, começando com o corte do mato nas laterais, a poda dos galhos de árvores, pintura das faixas duplas do trevo até o bairro da Pedreira Baixa, a colocação da lombada devidamente sinalizada, entre outras melhorias, o que demonstra o respeito por parte deste departamento federal com o cidadão de Ubatuba, pelos turistas e usuários da rodovia. Demonstra ainda sintonia entre poderes, pois o vereador faz as reivindicações na tentativa de satisfazer os anseios da população, por outro lado existe o DNIT que tem ouvido a população de Ubatuba, e tem feito o possível para atendê-los. Silvinho DESTACA o empenho dos funcionários do DNIT, e em nome dos moradores do bairro da Pedreira agradece as reivindicações atendidas, sabendo que isto resulta em benefícios aos moradores, principalmente na questão de segurança dos mesmos.

SILVINHO BRANDÃO DEFENDENDO INTERESSES DE MORADORES DO BAIRRO DA FORTALEZA

O vereador Silvinho Brandão no mês de novembro de 2009, apresentou um Projeto de Lei onde a Rua Dom João, no bairro da Fortaleza, seria declarada e incluída na seção IV o corredor comercial, destinado a uso especial urbano C1, que trata o Art. 45, da Lei nº. 711/84, com observância ao Anexo III, da Tabela de Grupo disposto no Art. 46 da mesma Lei, que dispões sobre o Uso e Ocupação do Solo do Município.
Silvinho teve seu projeto aprovado por unanimidade, pelos vereadores, sendo destacada a importância de tal “regularização”, tendo em vista as necessidades dos moradores, a propositura foi apresentada a pedido da Associação de Bairro da Fortaleza – (SOMBRAFO), tendo ainda em mãos cópia de abaixo assinado com mais de 120 assinaturas, que tinham sido endereçado ao poder executivo já no ano de 2007, de moradores que alegam que num raio de 8Km só existe um mercadinho que supre a necessidade dos moradores da região, e que pela falta de legislação adequada o mesmo teria que fechar deixando os moradores da localidade sem opção para suas compras emergenciais. “O importante é resguardar a dignidade dos munícipes que trabalham e tem comércio instalado há bastante tempo, pagam suas taxas e impostos, decorrentes das atividades que exercem na referida rua, principalmente quando se trata de regularização de estabelecimentos já existentes”.

Silvinho Brandão

Silvinho Brandão e o Carnaval 2010

O vereador Silvinho Brandão esteve presente na prefeitura, mais precisamente na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito, onde várias autoridades do município trataram de assuntos relativos ao “Carnaval 2010”, presentes o Sr. César Eduardo capitão da PM, o secretário de turismo, Sr. René Nakaia, o secretário de esportes Bittencourt Jr., Sr. Andrade Henrique secretário de segurança pública, o Sr. Arnaldo coordenador de trânsito, os Srs. Alexandre Archanjo e Fábio Rossi representantes do Galo da Meia Noite, o Sr. Arymatéia representando o Cuscuz do Pato,e o Sr. Eduardo representando o Bloco do Água Doce; Utilizando a palavra, Silvinho destacou a importância da realização dos referidos Blocos, e saudou os representantes do Bloco do Galo, os parabenizando pelos seus 14 anos de Folia. “ O meu e envolvimento com o carnaval de Ubatuba já é de mais de 15 anos, e estamos sempre prontos a ajudar na realização do cronograma de apresentação e principalmente na parte de execução, mais uma vez destaco o empenho de pessoas que querem agregar e somar forças e trabalhar em conjunto com os idealizadores do Bloco do Galo Alexandre e Fábio, e o Eduardo, proprietário do Hotel Água Doce, que sempre se fez presente neste tipo de evento apoiando de maneira significativa os blocos que pretendem sair para a Avenida”, foi passado a programação de blocos de embalo e os percursos de cada um. O capitão César Eduardo colocou a corporação a disposição de todos, inclusive as motos da ROCAM para fazer a escolta dos blocos, o secretário de segurança pública também colocou a guarda municipal a disposição de todos os blocos, já o coordenador de trânsito disse sobre a dificuldade de fazer o trânsito fluir nesta época do ano, mas que vai fazer o possível para sinalizar inclusive com faixas sobre dia e horários que a Av. Iperoig ficará fechada, incentivando os motoristas que podem a deixar os veículos em casa. A programação começa na sexta-feira com a abertura do Carnaval puxado pelo Galo da Meia Noite. Silvinho aproveita e agradece o apoio de seus amigos pessoais Ortiz Junior, e do Prefeito Eduardo César.

Silvinho Brandão e Ortiz Júnior participam de entrevistas em programas de rádios

O vereador Silvinho Brandão e o pré-candidato a deputado estadual Ortiz Júnior estiveram juntos nas duas rádios de nossa cidade, em horários e programas de grande audiência sendo eles o Programa do apresentador Russo na Rádio Gaivota e o Programa do apresentador Ary Mattos na Rádio Costa Azul.
Na rádio gaivota os mesmos ficaram mais de uma hora no ar, onde o apresentador Russo começou agradecendo a presença do vereador e do pré candidato pedindo para que os mesmos prestassem conta para a população ouvinte dos trabalhos realizados e perspectiva de trabalhos e projetos futuros que tendem a melhorar a vida de nossos munícipes e turistas. Silvinho começou agradecendo a Deus, e a sua equipe de assessores, pois depois de fazer um balanço sobre seu primeiro ano de mandato viu que o resultado foi positivo, apesar das dificuldades existentes. Silvinho aproveitou a oportunidade para apresentar a população sua intenção em apoiar o pré-candidato Ortiz Jr., pois é uma pessoa que tem família em Ubatuba e freqüenta nossa cidade há muitos anos e conhece de perto os problemas de nossa cidade, Silvinho ainda disse que temos que pensar em apoiar pessoas que tenham compromisso com nossa cidade, de pessoas que no dia de amanhã depois de eleitos continuem com o vínculo para com a nossa cidade, pois não queremos candidatos “pára-quedistas” que só lembram de nossa cidade nas épocas de eleições e depois somem, e nunca fazem sequer uma emenda para ajudar nosso município. Ortiz aproveitou o gancho e agradeceu a oportunidade e o espaço cedido pela Rádio Gaivota na pessoa do apresentador Russo e falou um pouco de seu trabalho a frente de vários órgãos públicos entre eles DAEE – Departamento de Água e Energia Elétrica e deu o exemplo do que acontece hoje, sobre o lixo da cidade onde o prefeito é obrigado a gastar milhões para levá-lo para Tremembé, e nossa intenção é ajudar a resolver este problema, e eu junto com o vereador Silvinho e o futuro Governador do Estado estaremos trabalhando para conseguirmos um aterro sanitário regional ou a liberação de um em Ubatuba. Falou também sobre a construção de um Hospital Regional no Litoral Norte, que juntamente com Silvinho e a Frente Parlamentar dos vereadores do Litoral, estão trabalhando para que todas as cidades do litoral venham a ser beneficiadas com esse benefício.
Silvinho Brandão e Ortiz Junior no mesmo dia estiveram também na Rádio Costa Azul com um dos apresentadores mais populares de nossa cidade Ary Mattos, onde conversaram também sobre as questões acima, mas através de telefonemas do público, foi solicitada a programação de Carnaval. Silvinho disse que pelo menos os dois principais blocos carnavalescos da cidade teriam o apoio do pré-candidato Ortiz Júnior, sendo um deles o Bloco “Galo da Meia Noite” e o “Bloco da CaXorrada”, onde de prontidão, Silvinho e o Ortiz, se comprometeram com a questão do Trio-elétrico, que é utilizado para a abertura do Carnaval na sexta-feira.

Silvinho Brandão em ação conjunta com Secretário de Obras atendem reivindicações de moradores da Estufa

Na última segunda dia 25/01 Silvinho Brandão recebeu (02) dois ofícios da SABE – Sociedade Amigos do Bairro da Estufa onde foram feitas várias reivindicações. Diante destes documentos Silvinho preparou também outros dois ofícios anexando o pedido da SABE, sendo um endereçado ao Secretário de Obras e outro endereçado ao Departamento de Trânsito da prefeitura. No dia 26/01 na terça-feira, Silvinho esteve com o Secretário de Obras no bairro da Estufa II, onde os mesmos fizeram uma breve reunião com moradores no PSF – Programa Saúde da Família, onde estiveram presentes a presidente da SABE a Srª. Esmeralda, as moradoras Dilma e Valdinéia e o funcionário da PMU Tanaka, momento no qual Silvinho protocolou seu ofício em mãos com secretário. Entre os pedidos estavam a limpeza da área localizada entre as Ruas Atlético Mineiro, Portuguesa e Av. Palmeiras; limpeza de área localizada entre a Rua Santa Cruz com Portuguesa e Av. Palmeiras; limpeza de área localizada entre a Rua Siderúrgica, Rua Bangu e Av. Palmeiras (área esta que será construída o Posto de Saúde); limpeza de área na Av. São Paulo, onde será construída a ETEC); limpeza geral das ruas e calçadas onde existem asfalto; Nivelamento, Cascalhamento, Corte de Mato e Capina das ruas não pavimentadas; limpeza da Praça Gene dos Santos (“onde o secretário se comprometeu em fazer urbanização ainda este ano”), praça esta localizada em frente ao PSF; limpeza da Praça Prolongamento do Loteamento Gurilândia Caiçara; limpeza das valas do bairro; limpeza das Escolas Aurelina na Estufa II e Escola Sueli na Estufa I; e fazer forração com Bica Corrida das ruas onde foram executados serviços de guia e sarjeta conforme combinado com Sr. Prefeito Eduardo César;
Segundo a presidente da SABE seriam estas as reivindicações dos moradores, momento que Silvinho Brandão complementou dizendo que prefere trabalhar em parceria com representantes da comunidade e associações, pois elas representam os moradores que sabem e sentem na pele quais são as prioridades dos bairros e finalizou dizendo que quer essa parceria com a Prefeitura, nestes casos em específico com a Secretaria de Obras; e também o Departamento de Trânsito ao qual foram solicitados redutores de velocidade ou lombadas na Rua Ari Vieira, como também a construção de uma rotatória na Praça Maracanã no cruzamento com a Rua Flamengo, pois nosso maior anseio é em satisfazer as necessidades da população.

Silvinho Brandão, dando continuidade no Pró-labore para policiais Civis e Militares

Em seu primeiro ano de Legislativo o vereador Silvinho Brandão iniciou sua luta sobre o pró-labore para os policiais civis e militares de nosso município, tudo começou com a visita do Dr. Múcio Mattos – delegado da Seccional de São Sebastião que inclui as demais cidades do Litoral Norte; Silvinho sempre se sensibilizou com a situação desses homens valorosos que não medem esforços para proporcionar a segurança de Ubatuba, muitas vezes com salário indigno para tal. Diante do exposto Silvinho enviou para o Executivo a Indicação 270/09 no mês de maio, com o anteprojeto pronto que autoriza o Executivo a conceder ajuda de custo “Pró Labore”, a Policiais Militares e Civis, mediante convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado de São Paulo, para apreciação do prefeito Eduardo César; também fez uma emenda na LDO – Lei de Diretrizes Orçamentária que prevê recursos para custear “Pro Labore” dos policiais militares e civis em serviço não transitório no Município (Convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado).

Mesmo a Câmara estando em recesso Silvinho oficiou nesta semana o Dr. Fausto Geraldo Moro Cardoso - delegado titular da Polícia Civil, o Sr. Marcelo Medina - 1º Tenente da Polícia Ambiental, o Capitão da PM - César Eduardo e o Sr. Carlos dos Santos Latgé - 1º Tenente do Corpo de Bombeiros/Base Ubatuba solicitando relação constando o nome de todos os policiais das respectivas corporações sob seus comandos lotados na cidade, na ativa e que moram no município, para darmos continuidade ao projeto sobre o “Pró Labore”, que será uma ajuda de custo mensal do Município no pagamento de Policiais Militares e Civis, mostrando que reconhecemos e respeitamos os policiais que atuam no Município, ou seja, “que o respeito ao profissional é a base de todo um trabalho bem feito”. Sempre que estou com o prefeito Eduardo César converso sobre o pró-labore e espero num breve espaço de tempo concluir este projeto que beneficiará a estes policiais.

Silvinho Brandão e Secretaria de Obras fazem melhorias no bairro do Jardim Ubatuba II

O vereador Silvinho Brandão mais uma vez através de sua assessoria esteve presente no bairro do Jardim Ubatuba II, junto com o Sr. Tanaka, representando o Secretário de Obras Sr. José Roberto Campos Monteiro Júnior e a Dona Irandi, presidente da A.M.J.U. II, a qual já de antemão agradecem as melhorias que o bairro vem recebendo; já foram executados serviços de limpeza, corte de mato e capina, e a parte de terraplanagem só não foi concluída devido as chuvas ocorridas nesta semana. O secretário de obras Júnior, comunicou ao vereador Silvinho Brandão que assim que o tempo firmar será executado os serviços de cascalhamento e nivelamento da Av. Marginal à BR-101 onde esta localizado o bairro. Outros serviços ainda estão previstos para o bairro tais como: limpeza de valas, substituição de tubos, troca de tampa de concreto, e ainda melhorias na galeria de águas pluviais. Silvinho agradeceu o Sr. Tanaka, como também elogiou o empenho e dedicação do Júnior, o novo secretário de obras, tudo isso avalizado pelo Sr. prefeito Eduardo César que conhece bem o histórico da luta desses moradores, e sabe que os mesmos não ficam apenas esperando que a prefeitura faça tudo, os mesmos organizam mutirões e em parceria fazem as melhorias no bairro. Silvinho coloca seu gabinete e seus assessores a disposição para o que for preciso, estreitando laços entre Câmara Municipal, Associações e Prefeitura.

Silvinho Brandão parabeniza todas as MULHERES pelo seu dia

Silvinho Brandão sempre atento às datas importantes não podia deixar passar em branco esta data que é o “Dia Internacional das Mulheres” comemorado nesta segunda dia 08 de março. Silvinho sempre valorizou a mulher e suas conquistas; Esta já é a segunda vez no seu mandato que Silvinho faz homenagens a elas, sendo a primeira vez na tribuna desta Casa de Leis em Sessão Ordinária quando leu um poema e dedicou à todas as mulheres presentes no plenário, e em especial a sua mãe, esposa e sua filhinha, mulheres que fazem parte de seu cotidiano.

Silvinho comemora a vitória obtida dessas batalhadoras, pois segundo a história, desde o Século XVIII as mulheres eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais. O Dia Internacional da Mulher está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs. Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres.

Silvinho parabeniza a todas as mulheres, sejam elas donas de casas, empresárias, comerciantes, profissionais liberais, funcionárias públicas, domésticas, enfim, a todas que de alguma forma ajudam no desenvolvimento desta cidade, pois o que queremos é uma Ubatuba melhor para todos.

Mulher

Você que busca no dia a dia sua independência, sua liberdade, sua identidade própria;

Você que luta profissional e emocionalmente, para ser valorizada e compreendida;

Você que a cada momento tenta ser a companheira, a amiga, a "rainha do lar";

Você que batalha incansavelmente por seus próprios direitos e também por um mundo mais justo e por uma sociedade sem violências;

Você que resiste aos sarcasmos daqueles que a chamam de, pejorativamente, de feminista liberal e que já ocupa um espaço na fábrica, na escola, na empresa e na política;

Você que têm a capacidade de gerar outro ser, tem também o dever de gerar alternativas para que essa Ação criadora realmente ajude outras mulheres a conquistar a liberdade de Ser... (Ilsa da Luz Barbosa)

Parabéns pelo seu dia!

Silvinho Brandão.

Silvinho Brandão