segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Silvinho Brandão homenageia o estudante Isaias Grande Inventor de Ubatuba


Silvinho Brandão homenageia o brilhante aluno da rede municipal de ensino Isaías Campos Júnior, foi ele quem criou o “projeto de alerta de deslizamento” que tem tido grande repercussão na mídia, local, regional e até nacional, pois Isaias foi o único dentre toda a rede de ensino estadual a participar da (FEBRACE) Feira Brasileira de Ciências e Engenharia; evento este voltado para alunos que apresentaram trabalhos mostrando soluções de baixo custo para problemas do cotidiano, do meio ambiente ou dos portadores de necessidades especiais. O projeto teve como alvo principal, salvar vidas; e a grande relevância do mesmo na feira, fez com que Isaias fosse um dos 3 (três) estudantes civis dentre todo país a ser convidado a participar da Feira Militar CIABA - Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar, na cidade de Belém no Pará, entre os dias 27 a 30 de setembro do corrente ano, o qual o Projeto que criou o Dispositivo de Alerta de Deslizamento de terra, ficou em primeiro lugar dentre todos os projetos de alunos participantes do Ensino Médio e Técnico, e segundo Silvinho disse    “ isso nos orgulha, pois Isaías é a prova de que, quem faz a escola são os alunos, e quem gera as oportunidades para vida deles, são eles mesmos desde que bem orientados e assistidos por seus professores”, neste caso destacamos o apoio de seu professor Rogério Stojnov Bueno o qual nunca desistiu das idéias mirabolantes e junto com a direção da EEEM - Semíramis Prado de Oliveira, sempre o apoiaram em todos os seus projetos, os quais juntamente com a família sempre o ensinaram a não desistir e buscar a realização de seus sonhos; sonhos estes que são altos e grandes, os quais já começam a dar frutos, isto sem dizer que o mesmo já está se preparando para o vestibular onde deseja cursar a faculdade de engenharia mecatrônica.
   Isaias conta que este projeto demorou oito meses para ser concluído, e tudo começou quando ele assistia pela televisão as chocantes cenas de deslizamento na Praia do Bananal, em Angra dos Reis, em janeiro de 2010. “O objetivo principal do projeto foi criar um dispositivo de alerta à população moradora de encostas, através de um sinal luminoso e sonoro, os habitantes teriam tempo de sair de suas moradias”.
   Silvinho ainda ressalta que, Isaias e o projeto de Dispositivo de Alerta de Deslizamento de terra foram temas do programa “Planeta Vanguarda” na filial da Rede Globo TV Vanguarda, que se interessaram na divulgação do mesmo, pois é de grande relevância para a região que sofre com estes tipos de tragédias; programa este que foi ao ar no dia 16 de setembro às 12:15h., com quase 7 minutos de duração em horário nobre.
    Brandão diz ainda que, “Isaias Jr. é uma prova e um modelo a ser seguido por nossa juventude, pois é possível demonstrar a capacidade de quem estuda em colégios públicos em cidades pequenas ou grandes, ricos ou pobres, todos indiferentemente detém as mesmas oportunidades”; e fica feliz e honrado em entregar esta Moção a Isaias Jr., pois são pessoas como este talentoso e brilhante jovem que a gente precisa reconhecer e incentivar, pois estas jóias precisam ser lapidadas, porque tenho certeza que com a ajuda de DEUS, pelo seu esforço e merecimento este jovem chegará onde seu sonho puder alcançar. Parabéns!!! Silvinho Brandão e Equipe.

Silvinho Brandão concede “Título de Ubatubano Ilustre” ao Isaias Amorim – “Isaias do Cartório”


No dia 27 terça-feira passada na 30ª sessão ordinária o vereador Silvinho Brandão apresentou o Projeto de Decreto Legislativo nº 19/11, que concede o “Título de Ubatubano Ilustre” ao Sr. Isaias Amorim, mais conhecido como “Isaias do Cartório”. Para quem não conhece Isaias, nasceu em 30 de março de 1960, nesta cidade de Ubatuba, filho de Dona Joana e Benedicto (in memorian), casado com Rosimeiry Fujie Kobayashi Amorim há mais de 30 anos, e dessa união tiveram três filhos: Priscilla, Patrícia e Ricardo; Passou sua infância no bairro Estufa I, quando aos 10 anos de idade começou a trabalhar no Utiyama, trabalhando na plantação, colhendo pimentão; Aos 12 anos de idade veio morar no Centro, na casa de sua vó, para trabalhar e poder continuar seus estudos; já em sua juventude trabalhou em diversos lugares tais como: Prefeitura, antigo Banco Econômico e também no Supermercado Paulista, entre outros, inclusive, o Sr. Isaias foi até Presidente da Liga Ubatubense de Futebol; Aos 19 anos, já casado e com uma filha recém-nascida, formado em Técnico de Contabilidade pela antiga escola “Comércio” de nossa cidade, começou a trabalhar no Cartório de Notas, onde permanece até hoje; e vale ressaltar que o mesmo iniciou suas atividades como office boy e hoje executa um trabalho importante e primordial no Cartório como Tabelião Substituto;
Silvinho diz que vale ressaltar que, os objetivos almejados e alcançados em seu local de trabalho pelo cidadão Isaias, foram conseguidos por sua perseverança, garra, empenho, perspicácia e toda a sabedoria que só o tempo proporciona, não só a ele, mas todos nós; Segundo os familiares do Sr. Isaias, o mesmo se sente muito orgulhoso, pois através dos frutos colhidos por intermédio de seu trabalho, conseguiu formar suas duas filhas em nível superior e a caçula já está encaminhado na faculdade;
Tamanho é o reconhecimento no que faz que, o mesmo tem carregado em seu sobrenome o seu local de trabalho e, é conhecido não só na cidade de Ubatuba, como em outras circunvizinhas como “Isaias do Cartório”. Contudo, apesar de todas suas realizações, conquistas, transformando-o em um homem e cidadão digno de felicidade contínua, pois aqui nessa cidade de Ubatuba, possui uma família, a qual tem muito orgulho, um trabalho que o honra, e sua honra é seu trabalho exercido de maneira honesta e de muito profissionalismo, enfim, lhe faltava algo, para deixá-lo realmente completo. Foi neste momento que ao aproximar-se mais de Deus, para agradecê-lo por suas conquistas e realizações, se entregou de corpo e alma no seu foro mais íntimo, e descobriu sua vocação religiosa, sua vontade de retribuir com ações a toda comunidade em gratidão por tudo que o Senhor Deus lhe tinha dado, e resolveu lhes apresentar o amor de Cristo. Sua dedicação foi tanta que, Isaias estudou por (5) cinco anos para a formação diaconal cursando Teologia em Caraguatatuba, dedicando este tempo a Deus, mesmo as vezes sacrificando sua família e suas horas de lazer;
Então, em 20 de abril de 2004, tornou-se Diácono Permanente da Diocese de Caraguatatuba da Igreja Católica, e partir daí, doou sua vida em agradecimento à suas conquistas, para compartilhar um pouco de seus conhecimentos e sabedoria apresentando a Palavra de Deus para a comunidade cristã. Atualmente, Isaias se dedica a Paróquia Exaltação da Santa Cruz, em algumas pastorais, serviços e formações, colocando-se à disposição da comunidade eclesial e paroquial. E por este lindo histórico de vida deste cidadão, que é, esposo, pai, amigo, por sua dedicação àquele cidadão que é família e não seria sem seu trabalho, que é trabalho e não seria sem ser representante da Igreja, e não seria representante da Igreja sem ser família, completando em si cada qual com sua parte, transformando nesse homem que todos conhecem e admiram; Por ser este cidadão de bem, que demonstra garra, força e exemplo de alguém consegue sim prosperar na vida de forma digna, sensata, honrada e honesta e pelos relevantes serviços que reconhecidamente tem prestado ao nosso Município; Eu, Silvinho Brandão tenho a honra, a grata satisfação, a alegria e o privilégio em prestar essa homenagem mais do que merecida, concedendo esta tão importante honraria.

Silvinho Brandão concede “Título de Cidadão Ubatubense” a Dr. Eugênio – “Geninho”

No dia 20 terça-feira passada na 29ª sessão ordinária o vereador Silvinho Brandão apresentou o Projeto de Decreto Legislativo nº 12/11, que concede o “Título de Cidadão Ubatubense ao Dr. Eugênio de Camargo Leite, mais conhecido como Dr. Geninho. Para quem não conhece Dr. Eugênio nasceu em Taubaté, onde passou sua infância e juventude; Em uma de suas muitas passagens por esta cidade, uma está registrada no livro de Idalina Graça, que fala da pequena criança brincando com sua mãe. Estudou no Colégio Monteiro Lobato, fundado por seu pai, o Professor Gentil Eugênio de Camargo Leite; foi para capital para concluir seus estudos, formando-se Faculdade de Direito na Pontifícia Universidade Católica (PUC) e o curso de Criminologia na Escola de Polícia.
Em meados de 1960, trabalhou no Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo durante 13 anos o que lhe proporcionou bons relacionamentos, com personalidades do mundo intelectual de todo o país. Já advogando há algum tempo, recebeu o convite de Francisco Matarazzo Sobrinho para vir defender uma causa sobre terras, em Ubatuba. Esse foi seu primeiro contato profissional com a cidade, uma vez que em tempos passados, Ubatuba foi uma cidade muito rica e de grande arrecadação fiscal, mas infelizmente com o passar do tempo entrou em decadência e os donos de terras abandonaram-nas. Posteriormente, com o desenvolvimento, novas pessoas ocuparam as terras e iniciou-se o conflito dos atuais posseiros, e os advogados da época evitavam esses processos.
Dr. Eugênio sempre procurou fazer o melhor por esta cidade em 1966 colaborou com a fundação da Guarda Mirim de Ubatuba, com o intuito de ensinar os jovens, desde cedo, os conceitos morais, de educação, oportunidades de empregos e sociabilidade, conceitos esses que perduram até nossos dias com a parceria de pessoas que acreditam no potencial de nossa juventude. Através de suas influências, trouxe para Ubatuba muitos investidores, sendo um deles o grupo do Banco Nacional, que, na década de 70, desenvolveu o loteamento da praia de Itamambuca, que ainda é considerado um dos melhores do litoral brasileiro em projeto urbanístico, em proteção ao meio ambiente.
Deixou a Capital e mudou-se definitivamente para Ubatuba onde foi Procurador Municipal, na primeira gestão do ex-prefeito Paulo Ramos; Dr. Eugênio também é lembrado pelos amigos como “Geninho”, o colecionador de carros antigos, hobby praticado há muitos anos e que já trouxe para esta cidade milhares de pessoas para visitação, nos encontros promovidos até o inicio dos anos 2000.
Em 2010, a Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Ubatuba, promoveu uma prestigiada sessão solene em comemoração ao cinqüentenário de exercício profissional do Dr. Eugenio; a Câmara Municipal também prestou homenagem entregando uma moção de congratulação, também pelos 50 anos de exercício da advocacia. Em junho de 2011, em solenidade aos 45 anos de fundação da Guarda Mirim de Ubatuba, Dr. Eugênio também participou das festividades, como o primeiro presidente da entidade.
Com tantas homenagens e o carinho de inúmeros amigos ao longo de toda sua caminhada, Dr. Eugênio “Geninho” diz sentir saudades da Ubatuba romântica em que viveu, onde as ruas eram iluminadas por lâmpadas tomatinho e a luz elétrica era fornecida pela Cia. Taubaté Industrial, dos saraus, das ruas de areias grossas, dos passeios turísticos de canoas, que saíam da praia da Enseada e iam para o Saco da Ribeira, onde caminhavam até a praia da Sununga para passar o dia. Enfim, coisas que seus olhos viram e os nossos infelizmente talvez nunca tenham a oportunidade.
            Esta relação de amizade e respeito entre Silvinho Brandão e Dr. Geninho vem de longas datas, pois Dr. Eugênio contava histórias e fatos ocorridos dos avós de Silvinho, inclusive o presenteou com documentos de família de imensurável valor. Ambos tiveram os laços estreitados quando Silvinho ainda trabalhava na Secretaria de Turismo do Município, e agora no legislativo tem a honra e o privilégio de conceder esta tão importante e merecida honraria.

Silvinho Brandão e Executivo no Perequê-Açú


Silvinho Brandão no decorrer da última semana, teve uma reunião com o prefeito Eduardo e o secretário de Obras, solicitando uma ação para o bairro Perequê-Açú. “Sabemos que a demanda dos bairros tem aumentado gradativamente e não tem sido fácil para que a prefeitura consiga atender a todos ao mesmo tempo, mas tem feito o possível para atender os serviços de caráter essencial e de urgência, pois com as chuvas dos últimos dias tem aumentado a necessidade de alguns bairros”. Ficou acertado que assim que o tempo firmar terá inicio vários tipos de serviços no bairro do Perequê-Açú. Silvinho Brandão tem recebido várias reivindicações de moradores ao longo de seu mandato solicitando melhorias para o bairro em questão; o vereador transforma todos estes pedidos em proposituras que já são dezenas delas, incluindo aterro e posterior nivelamento de vias, limpeza de mato e capina nas laterais de ruas, limpeza de valas e tubulação das mesmas, instalação de luminárias, urbanização de praças com projetos paisagísticos, como também operação tapa-buracos ou recapeamento de outras, todos estes pedidos feitos através de indicações e ofícios, pois nosso maior anseio é satisfazer as necessidades da população. Silvinho Brandão e Equipe.