sexta-feira, 16 de abril de 2010

Silvinho Brandão parabeniza todas as MULHERES pelo seu dia

Silvinho Brandão sempre atento às datas importantes não podia deixar passar em branco esta data que é o “Dia Internacional das Mulheres” comemorado nesta segunda dia 08 de março. Silvinho sempre valorizou a mulher e suas conquistas; Esta já é a segunda vez no seu mandato que Silvinho faz homenagens a elas, sendo a primeira vez na tribuna desta Casa de Leis em Sessão Ordinária quando leu um poema e dedicou à todas as mulheres presentes no plenário, e em especial a sua mãe, esposa e sua filhinha, mulheres que fazem parte de seu cotidiano.

Silvinho comemora a vitória obtida dessas batalhadoras, pois segundo a história, desde o Século XVIII as mulheres eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais. O Dia Internacional da Mulher está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs. Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres.

Silvinho parabeniza a todas as mulheres, sejam elas donas de casas, empresárias, comerciantes, profissionais liberais, funcionárias públicas, domésticas, enfim, a todas que de alguma forma ajudam no desenvolvimento desta cidade, pois o que queremos é uma Ubatuba melhor para todos.

Mulher

Você que busca no dia a dia sua independência, sua liberdade, sua identidade própria;

Você que luta profissional e emocionalmente, para ser valorizada e compreendida;

Você que a cada momento tenta ser a companheira, a amiga, a "rainha do lar";

Você que batalha incansavelmente por seus próprios direitos e também por um mundo mais justo e por uma sociedade sem violências;

Você que resiste aos sarcasmos daqueles que a chamam de, pejorativamente, de feminista liberal e que já ocupa um espaço na fábrica, na escola, na empresa e na política;

Você que têm a capacidade de gerar outro ser, tem também o dever de gerar alternativas para que essa Ação criadora realmente ajude outras mulheres a conquistar a liberdade de Ser... (Ilsa da Luz Barbosa)

Parabéns pelo seu dia!

Silvinho Brandão.