quinta-feira, 2 de junho de 2011

SILVINHO BRANDÃO OFICIA GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN “Buscando soluções para desassoreamento de rios em Ubatuba”

Silvinho Brandão preocupado com as constantes enchentes que tem assolado nosso município, enchentes estas que trazem grandes prejuízos a dezenas de famílias, não só materiais, mas psicológicos, pois muitos perdem tudo, e quando chove um pouco mais forte os mesmos nem descansam com medo de novos prejuízos, e ficam muitas vezes de olho nos rios para ver se o nível dos mesmos estão subindo, e quando da tempo erguer seus pertences. Silvinho oficiou no dia 28 de abril do corrente ano, o governador do Estado de São Paulo, o Sr. Geraldo Alckmin para que agende um dia para atender os vereadores desta cidade onde tratarão pessoalmente sobre o assunto de desassoreamento de rios. O vereador salienta que já é de conhecimento do governador, pois no ano de 2005, o mesmo veio de van pela Rodovia Oswaldo Cruz, SP-55 e vistoriou alguns locais alagados, inclusive o bairro da Ressaca, onde na ocasião a ponte havia caído, também foi ao Parque Guarani e no bairro da Vila Nova Sumaré.
Silvinho nesta época ainda prestava serviço no Executivo municipal, mas acompanhava o sofrimento desta parcela da população; e em maio de 2009, meses após assumir seu mandato, fez um requerimento solicitando ao DAEE – Departamento de Água e Energia Elétrica que fosse feito o desassoreamento do Rio Tavares em toda sua extensão, e que fosse dada uma atenção especial na parte que faz fundos com a Vila Nova Sumaré, uma vez que os mesmos sofrem constantemente com enchentes, sendo a última ocorrida no domingo dia 24/04/2011. Foram feitos diversos documentos neste sentido, mas infelizmente fomos informados através do ofício 103/09 da CETESB de outubro de 2009, assinado pelo Biólogo João Carlos Carvalho Milanelli, que por falta de apresentação de fundamentação técnica, de planta planialtimétrica ou croqui entre outros documentos, foi arquivado o processo.
Silvinho buscou novas informações e descobriu que o DAEE por meio de suas Diretorias de Bacia, desenvolve ações em apoio aos municípios para intervenções ligadas aos recursos hídricos, dentre elas o controle e o combate às enchentes, prestando assessoria técnica em estudos e projetos, repassando recursos financeiros por meio de convênios para obras de infra-estrutura e cedendo máquinas pesadas para execução de obras e serviços de desassoreamento, canalização, retificação e proteção de margens, em parcerias. E para isso Silvinho espera conseguir uma parceria com o Estado, por isso solicitou ao nobre governador que o atenda com toda brevidade, e se possível com os demais vereadores, pois neste momento temos que nos unir em busca de soluções para este problema que tem assolado estas dezenas de famílias. “Não descansaremos enquanto não conseguirmos trazer estas benfeitorias aos nossos munícipes”.

Silvinho Brandão e Equipe.