segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Silvinho Brandão concede “Título de Cidadão Ubatubense” a Dr. Eugênio – “Geninho”

No dia 20 terça-feira passada na 29ª sessão ordinária o vereador Silvinho Brandão apresentou o Projeto de Decreto Legislativo nº 12/11, que concede o “Título de Cidadão Ubatubense ao Dr. Eugênio de Camargo Leite, mais conhecido como Dr. Geninho. Para quem não conhece Dr. Eugênio nasceu em Taubaté, onde passou sua infância e juventude; Em uma de suas muitas passagens por esta cidade, uma está registrada no livro de Idalina Graça, que fala da pequena criança brincando com sua mãe. Estudou no Colégio Monteiro Lobato, fundado por seu pai, o Professor Gentil Eugênio de Camargo Leite; foi para capital para concluir seus estudos, formando-se Faculdade de Direito na Pontifícia Universidade Católica (PUC) e o curso de Criminologia na Escola de Polícia.
Em meados de 1960, trabalhou no Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo durante 13 anos o que lhe proporcionou bons relacionamentos, com personalidades do mundo intelectual de todo o país. Já advogando há algum tempo, recebeu o convite de Francisco Matarazzo Sobrinho para vir defender uma causa sobre terras, em Ubatuba. Esse foi seu primeiro contato profissional com a cidade, uma vez que em tempos passados, Ubatuba foi uma cidade muito rica e de grande arrecadação fiscal, mas infelizmente com o passar do tempo entrou em decadência e os donos de terras abandonaram-nas. Posteriormente, com o desenvolvimento, novas pessoas ocuparam as terras e iniciou-se o conflito dos atuais posseiros, e os advogados da época evitavam esses processos.
Dr. Eugênio sempre procurou fazer o melhor por esta cidade em 1966 colaborou com a fundação da Guarda Mirim de Ubatuba, com o intuito de ensinar os jovens, desde cedo, os conceitos morais, de educação, oportunidades de empregos e sociabilidade, conceitos esses que perduram até nossos dias com a parceria de pessoas que acreditam no potencial de nossa juventude. Através de suas influências, trouxe para Ubatuba muitos investidores, sendo um deles o grupo do Banco Nacional, que, na década de 70, desenvolveu o loteamento da praia de Itamambuca, que ainda é considerado um dos melhores do litoral brasileiro em projeto urbanístico, em proteção ao meio ambiente.
Deixou a Capital e mudou-se definitivamente para Ubatuba onde foi Procurador Municipal, na primeira gestão do ex-prefeito Paulo Ramos; Dr. Eugênio também é lembrado pelos amigos como “Geninho”, o colecionador de carros antigos, hobby praticado há muitos anos e que já trouxe para esta cidade milhares de pessoas para visitação, nos encontros promovidos até o inicio dos anos 2000.
Em 2010, a Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Ubatuba, promoveu uma prestigiada sessão solene em comemoração ao cinqüentenário de exercício profissional do Dr. Eugenio; a Câmara Municipal também prestou homenagem entregando uma moção de congratulação, também pelos 50 anos de exercício da advocacia. Em junho de 2011, em solenidade aos 45 anos de fundação da Guarda Mirim de Ubatuba, Dr. Eugênio também participou das festividades, como o primeiro presidente da entidade.
Com tantas homenagens e o carinho de inúmeros amigos ao longo de toda sua caminhada, Dr. Eugênio “Geninho” diz sentir saudades da Ubatuba romântica em que viveu, onde as ruas eram iluminadas por lâmpadas tomatinho e a luz elétrica era fornecida pela Cia. Taubaté Industrial, dos saraus, das ruas de areias grossas, dos passeios turísticos de canoas, que saíam da praia da Enseada e iam para o Saco da Ribeira, onde caminhavam até a praia da Sununga para passar o dia. Enfim, coisas que seus olhos viram e os nossos infelizmente talvez nunca tenham a oportunidade.
            Esta relação de amizade e respeito entre Silvinho Brandão e Dr. Geninho vem de longas datas, pois Dr. Eugênio contava histórias e fatos ocorridos dos avós de Silvinho, inclusive o presenteou com documentos de família de imensurável valor. Ambos tiveram os laços estreitados quando Silvinho ainda trabalhava na Secretaria de Turismo do Município, e agora no legislativo tem a honra e o privilégio de conceder esta tão importante e merecida honraria.