terça-feira, 26 de abril de 2011

Silvinho Brandão presente na AVIESTUR 2011 em Campos de Jordão

Aconteceu nos dias 15 e 16 de abril, em Campos do Jordão, a 34ª edição da Aviestur, feira de turismo da Aviesp (Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior de São Paulo). O principal objetivo da feira é prioritariamente fomentar, divulgar, promover e articular o turismo regional. Silvinho Brandão que já trabalhou na Secretaria de Turismo, sabe da importância da mesma no fomento do turismo, principalmente em promover atrativos para a vinda dos turistas, uma vez que temos o melhor em belezas naturais, mas em épocas de frio, as praias de nossa cidade não são atrativas, e, portanto seria necessário outros tipos de atrativos tais como: Cultura, Turismo Ecológico, Trilhas, Culinária típica dos Caiçaras entre outros. A preocupação de Silvinho é com o período de baixa temporada, onde os munícipes que dependem do turismo de feriados, finais de semanas, e temporada ficam sem ter renda uma boa parte do ano, e nossa intenção é reverter este quadro e buscar alternativas e transformar o turismo de nossa cidade para o ano todo.

O vereador foi acompanhado de seu assessor Julio França e do empresário e investidor Ciro Siqueira e acabaram representando Ubatuba, divulgando e mostrando todos os encantos turísticos de passeios de aventura e o ecoturismo no nosso município.

A Aviestur, feira de turismo da Aviesp, ocupa uma posição de destaque nos eventos do setor. A entidade possui hoje mais de 300 agências associadas, promove e organiza este encontro de negócios entre profissionais e fornecedores na cidade de Campos do Jordão. Os organizadores do Aviestur 2011 acreditam que o evento superou o número de visitantes das outras edições, calcularam a participação de pelo menos 4 mil profissionais de Turismo.

Também aconteceu em Campos do Jordão, sendo a primeira vez no interior de São Paulo a 78ª reunião do Fórum Nacional de Secretários Estaduais e Dirigentes de Turismo (Fornatur), dia 14 março, um dia antes do início da Feira de Turismo da Aviesp. Na pauta da reunião, entre outros assuntos, estavam: a Lei Nacional do Turismo, que foca a atividade de fiscalização delegada aos Órgãos Estaduais de Turismo (MTUR); Salão de Turismo 2011 e a participação dos Estados; o Projeto Caminhos do Futuro e qualificação de professores, entre outros.

Silvinho ficou satisfeito com o que viu, e acredita no potencial de nossa cidade. “Precisamos criar alternativas para atrair os turistas fora do período de temporada, precisamos ainda preparar nossa cidade e nosso povo para recebê-los, para isso temos que unir forças entre os poderes constituídos e traçar metas para que isso se concretize e num futuro próximo teremos um turismo o ano inteiro, como várias outras do Brasil, uma coisa é inquestionável, Ubatuba é a cidade mais rica em belezas naturais de todo o litoral de São Paulo, e até do Brasil”.